Bebê estava inconsciente e com as vias aéreas obstruídas quando recebeu atendimento de emergência de um cabo da PM
Uma noite que seria de confraternização em família terminou com um ato de heroísmo na última sexta-feira (19), no bairro Jardim Iracema, em Fortaleza. Um policial militar de folga salvou a vida de um bebê recém-nascido que estava engasgado e apresentava sinais graves de asfixia.

Foto: Reprodução
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar do Ceará, o cabo Francisco Paiva estava reunido com familiares assistindo à partida entre Brasil e Marrocos pela Copa do Mundo FIFA 2026 quando ouviu gritos de socorro vindos da rua.
Ao sair para verificar a situação, o policial encontrou os pais da criança em desespero. O recém-nascido estava inconsciente, com as vias respiratórias completamente obstruídas e apresentando coloração arroxeada devido à falta de oxigenação.
Diante da gravidade do caso, o cabo agiu imediatamente e iniciou os procedimentos de primeiros socorros. Utilizando a técnica de desengasgo apropriada para bebês, ele realizou manobras para liberar as vias aéreas da criança.
Após cerca de um minuto de atendimento, o recém-nascido reagiu, conseguiu expelir o material que causava a obstrução e voltou a respirar normalmente, provocando alívio entre familiares e testemunhas que acompanhavam a cena.
Enquanto o policial realizava os procedimentos, um motociclista que passava pelo local acionou uma equipe do 20º Batalhão da Polícia Militar, que fazia patrulhamento na região. Com a chegada da viatura, a mãe e o bebê foram encaminhados rapidamente para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Na unidade de saúde, a criança passou por avaliação médica, recebeu os cuidados necessários e teve o quadro considerado estável, sem risco de morte.

